Radiologia é a parte da ciência que estuda órgãos ou estruturas através da utilização dos raios-x, gerando uma imagem. No Brasil o Conselho Federal de Medicina reconhece a especialidade pelo nome de "Radiologia e Diagnóstico por imagem".
Nas últimas décadas foram acrescentados novos métodos aos já tradicionais raios-x. A ultrassonografia, a ressonância magnética nuclear, a mamografia, os novos equipamentos de tomografia computadorizada e muitos outros avanços vieram a contribuir para tornar essa área ainda mais interessante.
A radiologia está dividida em especialidades, tais como:
- Radiologia médica: Para estudos de órgãos e estruturas de humanos, como exame complementar de diagnóstico ou como método de intervenção terapêutica.
- Radiologia odontológica:Para estudos da odontologia.
- Radiologia veterinária: Para estudos dos animais.
- Radiologia metalúrgica: Para estudos de peças,placas e soldas.
- Radiologia esterilização: No tratamento de eliminação de bactérias e fungos.
- Radiologia ambiental: Para atenções dadas ao tratamento de solos.
- Radiologia científica: No que se refere a docência, estudos e pesquisas.
- Radiologia alimentícia: No tratamento de eliminação de bactérias e fungos na área alimentícia. Nesta área tem que ter um grande cuidado pois a radiação usada e de alta pontência na casa de (10 MeV), para matar todo e qualquer tipo de fungos e bactérias. O problema e que eleva o preços dos alimentos. A durabilidade dos alimentos aumenta 1/3 para muitos alimentos ex: cebola de cabeça como conhecida.
- Radiologia de projetos: Quando envolve equipamentos médicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário